Comunicado de Imprensa Estafeta

 

IMG 0792

República Checa e Finlândia fecham a competição com chave de ouro

Foi em ambiente de festa que chegaram ao fim os Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT 2016. Na Mealhada, com o seu Parque Urbano a tornar-se no epicentro de todas as emoções, Finlândia e República Checa chamaram a si os títulos em disputa nos escalões de Elite.

A cidade da Mealhada foi palco da prova de encerramento dos Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT WMTBOC 2016, com a disputa das sempre emocionantes Estafetas. Alinharam à partida um total de 90 equipas, lutando pelos títulos Mundiais de Juniores e de Elite e ainda pelos títulos Europeus de Jovens.

Na Elite masculina, a primeira nota de emoção foi dada pela turma portuguesa que, graças à excelente prestação de Davide Machado, liderava no final do primeiro percurso. O Finlandês Jussi Laurila foi o mais rápido no segundo percurso, “encostando” a Finlândia à turma da República Checa, que liderava então com uma vantagem de três segundos. A menos de um minuto da frente, a França seguia na terceira posição. Com um último percurso alucinante, Krystof Bogar foi capaz de ir ampliando a vantagem para os seus mais diretos rivais, fixando-a no final em  sobre a Rússia, segunda classificada. A vitória dos checos com o tempo  significa o recuperar dum título mundial que lhes escapava desde 2013. O terceiro lugar coube à França, com 2:07:39, enquanto a Áustria, Campeã do Mundo em 2015, concluiria na 6ª posição, batida pela margem de um segundo ante a Lituânia após um emocionante sprint final. No qual foram protagonistas Jonas maiselis e Andreas Waldmann.

Continuar... Comunicado de Imprensa Estafeta

Comunicado de Imprensa Prova Distância Longa

DavideCampeonatos do Mundo de Orientação em BTT WMTBOC 2016

Davide Machado conquista bronze e faz história

Na tarde quente de Águeda, Anton Foliforov e Emily Benham mostraram-se ao mais alto nível. Foram eles os grandes vencedores da última final individual do Campeonato do Mundo de Orientação em BTT WMTBOC 2016, uma Distância Longa que teve na medalha de bronze de Davide Machado um momento histórico para as hostes portuguesas.

Entrados na reta final dos Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT WMTBOC 2016, a cidade de Águeda acolheu a última final individual do programa competitivo. Traçada nas distâncias aproximadas de 40 km para os Homens e de 30 km para as Senhoras, a final de Distância Longa revelou-se extremamente dura do ponto de vista físico, com desníveis muito acima dos quinhentos metros e sob temperaturas acima dos 30º.

No setor masculino, o Russo Anton Foliforov provou que “não há duas sem três”, arrecadando a sua terceira medalha de ouro consecutiva nestes Mundiais e tornando-se no primeiro atleta a chamar a si todos os títulos individuais numa mesma edição dos Campeonatos do Mundo. Foliforov cumpriu o seu percurso em 1:41:10, batendo pela escassa margem de 32 segundos o Checo Krystof Bogar, regressado este ano à competição após três anos de interregno. O terceiro lugar coube a Davide Machado, a 44 segundos do vencedor, oferecendo à Orientação portuguesa a primeira medalha da sua história em competições de Elite.


 Na Elite feminina, a vitória sorriu à Britânica Emily Benham, o que acontece pela segunda vez nestes Campeonatos, depois do triunfo na prova de Sprint da passada Segunda-feira. A atravessar um momento de forma verdadeiramente fantástico, Emily Benham completou o seu percurso em 1:29:10, deixando a francesa Gaëlle Barlet na segunda posição, a uma diferença de 38 segundos. A viver igualmente um excelente momento de forma, a Suiça Maja Rothweiller conclui na terceira posição a 2:25 da vencedora, arrecadando a sua primeira medalha individual desde que se estreou nestas lides, nos Mundiais de Ben Shemen, Israel, em 2009.

Veronika Kubinova conquista terceiro título mundial

Continuar... Comunicado de Imprensa Prova Distância Longa

Comunicado de Imprensa Prova Distância Média

 

foliforovCampeonatos do Mundo de Orientação em BTT 2016

Distância Média com “dobradinha” da Rússia

Com vitórias de Anton Foliforov e Olga Shipilova Vinogradova na final de Distância Média, a Russia foi a grande vencedora do segundo dia dos Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT que decorrem na região da Bairrada. Nos escalões mais jovens, destaque para a França que alcançou igualmente duas medalhas de ouro.

Portugal conquista Diploma no Europeu de Jovens através de Marisa Costa

Para Vojtech Ludvik, a final de Distância Média dos Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT WMTBOC 2016, disputada esta manhã em Valongo do Vouga, dificilmente será apagada da sua memória. O Checo foi o primeiro a partir e, também, o primeiro a chegar; e desde logo com um tempo que viria a revelar-se excecional, cifrando-se em 47:18 para uma distância de 19,3 km. A verdade é que foram precisos nervos de aço para suportar a pressão de manter a liderança praticamente até ao final, apenas desfeiteado pelo Russo Anton Foliforov, o penúltimo a partir, e que no final registaria um tempo superior em 43 segundos. Na terceira posição classificou-se outro Russo, Ruslan Gritsan, com mais 47 segundos que o seu colega de equipa. Com este resultado, Foliforov revalidou o título mundial de Distância Média, alcançando a sua segunda medalha de ouro nestes Campeonatos do Mundo depois de ter dominado a final de Sprint que abriu a competição na passada segunda feira.

Na Elite feminina, a Russa Olga Shipilova Vinogradova foi a grande vencedora com o tempo de 44:02 para um percurso de 14,5 km, confirmando que a paragem de dois anos a que se obrigou em nada afetaram a sua enorme qualidade. Segunda classificada, a Britânica Emily Benham, atual líder da Taça do Mundo, terminou a sua prova com mais três segundos que Vinogradova depois de, algo ironicamente, se ter sagrado na última segunda-feira Campeã do Mundo de Sprint pela diferença de dois segundos ante a finlandesa Marika Hara. O terceiro lugar coube à dinamarquesa Camilla Soegaard, conquistando a sua segunda medalha de bronze individual em Campeonatos do Mundo, depois de Itália, em 2014, então na Distância Longa. Anterior Campeã do Mundo, a Francesa Gaëlle Barlet foi a 5ª classificada, a 1:31 da vencedora.

Marisa Costa alcança 6º lugar

Continuar... Comunicado de Imprensa Prova Distância Média

Exemplos de Percursos

Após alguns pedidos publicámos exemplo de percursos em mapa antigos na área de competição.
Por favor visitem a secção de Mapas.

 

Nota: Todas as competições terão lugar em mapas novos em áreas novas.

Boletim 4

O Boletim 4 já está publicado.
(actualizado a 16/07 20h52 nas secções 3.7.6 e 3.7.7 Procedimentos Partidas)

Aluguer SIAC sem custo

O aluguer do SIAC será fornecido pela organização sem custo adicional.
SIAC's não devolvidos no final do evento tem um custo de 80€.

 





    Partners:
                                                                                               Media Partners:

    ipdj cmagueda cmcantanhede cmmealhada     edprenovaveis orievents

    Sponsors:
   vitalis fermaq diferencial pontodori delta cavesprimavera marquesmarialva docealhada

Copyright Federação Portuguesa de Orientação © 2015. All Rights Reserved.